Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Lilaeopsis brasiliensis (Glaz.) Affolter VU

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 11-06-2012

Criterio: D2

Avaliador: Pablo Viany Prieto

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Lilaeopsis brasiliensis é uma espécie associada a áreas úmidas e ocorre em apenas cinco situações de ameaça. Ocorre no Estado de Minas Gerais, de onde é o material-tipo coletado no século XIX e no Estado do Rio de Janeiro. A espécie ocorre ainda nos Estado de Santa Catarina, Paraná e, possivelmente, Rio Grande do Sul. É possível suspeitar que tenha sido extinta em alguns destes locais. As áreas em que L. brasiliensis foi registrada estão sujeitas a algumas ameaças como a expansão de atividades agropecuárias.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Lilaeopsis brasiliensis (Glaz.) Affolter;

Família: Apiaceae

Sinônimos:

  • > Lilaeopsis minor ;
  • > Crantzia brasiliensis ;
  • > Lilaeopsis carolinensis var. minor ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

​Descrita em Syst. Bot. Monogr. 6: 83. 1985.

Distribuição

Ocorre no Paraguai e Argentina, e no Brasil, nos Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul; a aproximadamente 1200 m de altitude (Fiaschi; Cota, 2012; Affolter, 1985).

Ecologia

Erva perene, rizomatosa, que habita áreas de restinga com alagados. Fértil de outubro a março; auto-compatível, sendo polinizada pelo vento (Affolter, 1985).

Ameaças

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Incidência national
Severidade high
Detalhes O ecossistema Restinga está seriamenteameaçado ao longo de toda a costa brasileira, devido à forte pressão antrópicacausada pela pecuária, agricultura, desenvolvimento urbano, e turismo. Apenaspoucas áreas deste ecossistema estão protegidos (precariamente), e açõesurgentes são necessárias a fim de assegurar a conservação desse importante (Delprete,2000).

Ações de conservação

1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: Considerada "Rara" na Lista de espécies ameaçadas de extinção da flora do Paraná (SEMA/GTZ, 1995).

Referências

- AFFOLTER, J.M. A Monograph of the Genus Lilaeopsis (Umbelliferae)., Systematic Botany Monographs, p.1-140, 1985.

- FIASCHI. P.; COTA, M.R. Lilaeopsis brasiliensis in Lilaeopsis (Apiaceae) in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB103090>.

- DELPRETE, P.G. Melanopsidium Colla (Rubiaceae, Gardenieae): a monospecific Brazilian genus with a complex nomenclatural history., Brittonia, v.52, p.325-336, 2000.

- SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE/DEUTSCHE GESSELLSCHAFT TECHNISCHE ZUSAMMENARBEIT (SEMA/GTZ). Lista Vermelha de Plantas Ameaçadas de Extinção no Estado do Paraná, Curitiba, PR, p.139, 1995.

Como citar

CNCFlora. Lilaeopsis brasiliensis in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Lilaeopsis brasiliensis>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 11/06/2012 - 18:13:12